domingo, 4 de setembro de 2011

Ina Claire










Data de nascimento
15 de outubro de 1893, Washington, District of Columbia, EUA


Data da Morte
21 fevereiro de 1985, San Francisco, Califórnia, EUA (ataque cardíaco)


Nome de nascimento
Ina Fagan

Estrela, efervescente loira de comédia sofisticada Broadway na década de 1920. Nascido Ina Fagan, de ascendência irlandesa, ela perdeu o pai em um acidente de carro quatro meses antes de ela nascer. Sem um arrimo de família, ela foi forçada a viver em uma pensão com sua mãe. Desde a mais tenra infância, ela exibiu um talento precoce para representar outras pessoas, o que eventualmente levou ao seu abandono da escola (Holy Cross Academy), com a idade de dezessete anos e sua entrada no mundo do vaudeville. Executando sob o nome de solteira de sua mãe como um imitador de artistas estabelecidos estágio fez um nome popular no teatro de revista em ambos os lados do Atlântico. Primeira execução Ina estendeu no palco (mais de um ano) foi como Prudence 1911 no musical "The Girl Quaker", onde um muito jovem F. Scott Fitzgeraldbecame encantado com ela. Em 1915, ela apareceu no Folies Ziegfeld e no ano seguinte teve seu primeiro grande sucesso como a heroína titular na comédia "Polly com um passado", no Teatro Belasco.

Entre 1919 e 1928, Ina Claire foi quase continuamente empregados em um sucesso teatral após o outro em peças de comédia escrita pelos gostos de SN Behrman, W. Somerset Maugham, Anthony Trollope e TS Eliot. Ela tinha grandes sucessos no papel-título de "The Last of Mrs. Cheyney" (1925) e, como Lady Grayston, em "Nossa Betters" (1928). Ela foi chamada ao palco como a estrela de "O Balconista Confidencial", em 1954, no Teatro Morosco. John Mason Brown, escrevendo para o New York Post (Dezembro 13,1932) chamou de "o mais capaz comediante nosso teatro sabe". Imensamente popular com o público ea crítica, ela se destacou por sua entrega hábil, sua inteligência e carisma e por sua elegância, figurino elegante e penteado. Ela também tinha a habilidade de selecionar cuidadosamente seus papéis para atender o seu talento especial para a alta comédia sofisticada (embora nos últimos anos culpando os produtores para typecasting-la e não permitir que ela a oportunidade de brilhar em peças dramáticas). Independentemente, Ina Claire foi há muito introduzido no American Theatre Hall of Fame.

Sua carreira tela, breve que fosse, parecia desconexo - possivelmente porque Claire filme considerado como fazendo "arte de um diretor". Ela reprisou o papel que ela teve origem na Broadway em 1922 em seu primeiro filme falado The Awful Truth (1929), mas, como muitos outros talkies cedo, o filme ficou decididamente estática e pesada. Foi com sucesso refeito por Leo McCarey, em 1937, com Irene Dunne no papel de Claire. Ina foi então escalado para o papel principal em "Holiday", uma adaptação de uma peça de Philip Barry, mas os nove meses restantes de seu contrato com a Pathe revelou-se insuficiente e Ina foi pago 55 mil dólares americanos em vez de liquidar o contrato. Paramount pegou a opção de inscrever-la para The Royal Family of Broadway (1930), spoofing a vida privada da dinastia Barrymore. Claire ensaiou uma imagem muito boa de Ethel Barrymore - na verdade, ele incomodava a Ethel real o suficiente para ameaçar uma acção judicial contra a Paramount. Mais oito anos se passaram até que Ina ofereceu um vislumbre de sua panache Broadway no clássico comédia Ninotchka (1939) como nemesis elegante Greta Garbo, o Swana Duquesa. Seu papel último filme foi como a mãe do filme debutante Dorothy McGuire no mercado doméstico comédia Claudia (1943).

Uma pessoa intensamente privada, Ina Claire com sucesso evitado os holofotes, exceto para a duração do seu muito divulgado, e casamento, breve a desvanecer-se estrela de John Gilbert (no rebote de Garbo). Ela morreu com a idade respeitável de 92 em San Francisco em Fevereiro de 1985. Ela tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentario