terça-feira, 6 de setembro de 2011

Faith Domergue







 Data de nascimentoJunho 16, 1924, New Orleans, Louisiana, EUA
Data da Morte04 de abril de 1999, Santa Barbara, Califórnia, EUA (câncer)
Nome de nascimentoFé Marie Domergue
Biografia
Domergue Fé morena nasceu em New Orleans, com descendencia negra, mas principalmente de origem irlandesa e Inglêsa. Ela foi adotada quando tinha seis semanas de idade. Em 1927, seus pais adotivos levaram a viver na Califórnia, onde foi educada em escolas católicas, em Santa Monica. Ela teve seu primeiro contato com a profissão de atrz, enquanto ainda na escola, no palco do Bliss Hayden Theatre. Logo após sua formatura, ela sofreu uma lesão desfigurante durante um acidente de carro quando ela foi jogada em um pára-brisa, e passou 18 meses submetidos a cirurgia plástica intensiva.
Em 1941, ela estava de volta em circulação. "Descoberta" por um caçador de talentos da Warner Brothers, ela assinou um contrato e seu nome simplificado para  Hollywood la "Fé Dorn". Em algum momento no final de maio daquele ano, Faith jovem encontrou-se em uma festa de estúdio (que não era inédito para menores de idade ingênuos para ser lançado juntamente com homens ricos ou influentes) dado a bordo do Cruzeiro do Sul, um iate do bilionário Howard Hughes. Hughes, 21 anos mais velho que ela, tornou-se rapidamente encantadocom a adolescente e comprou para fora seu contrato com a Warner Brothers por US $ 50.000, depois de assinar seu na RKO, em seu lugar. Ele também convenceu os  pais adotivos de Faith, comprando-lhes uma casa e pagando para a Fé  ter aulas para aperfeiçoar sua dicção e maneiras. O caso amoroso continuado em-e-off até meados de 1943, e acabou por ser afundado por várias indiscrições Hughes com estrelas Lana Turner, Ava Gardner e Rita Hayworth.
Em 1945, Faith recuperou seu nome original, Domergue (insistindo que ser pronunciado "Dah-mure") e, no ano seguinte, fez sua estréia no cinema como uma jovem viúva (1946), um filme estrelado por outra Hughes encontrar, Jane Russell. , então, passou a, para a época, quantidade extravagante de US $ 3,2 milhões de dólares em Vendetta (1950), a imagem que foi a catapulta para o estrelato  de Faith. Três diretores foi trabalhar no projeto, apenas para ser disparadas em rápida sucessão: Max Ophüls, Preston Sturges e Stuart Heisler. Falta de fé de formação teatral também provou ser um prejuízo. A imagem foi posteriormente concluído por Mel Ferrer, mas não foi publicado até 1950. Quando finalmente chegou em cinemas, que, como o Spruce Goose, não conseguiu decolar. Um esforço anteriormente, o filme , onde mora o  Perigo (1950), também foi lançado nesse momento. Ela estrelou Domergue, no papel de uma femme fatale homicida, ao lado de Robert Mitchum, como o amante que ela manipula a tomar a culpa para ela assassinar milionário Rains hubby Claude. Apesar de mais uma campanha publicitária enorme, com fé na capa da Veja e artigos em várias outras publicações, este filme também se apresentou com indiferença nas bilheterias e causou Hughes perder o interesse em sua protegida de outrora.
Durante os próximos anos, Fé começou a  trabalhar como free-lance em outros estúdios, aparecendo em westerns: Onde Impera uma Traição (1952), com Audie Murphy; The Great Sioux Uprising (1953), com Jeff Chandler; e Santa Fe Passage (1955 ), com John Payne na República. Em 1955, ela estrelou o primeiro de um trio de passeios sci-fi/horror para o qual ela é principalmente lembrado. Em This Island Earth (1955), filmado em Technicolor da Universal, ela interpretou uma cientista seqüestrada por alienígenas e, com seus colegas, pressionados no serviço defender seu mundo contra o ataque interplanetária. Ajudado por um roteiro inteligente e criação de 24.000 $  de um monstro mutante de olhos esbugalhados, o filme foi um enorme sucesso e tornou-se um favorito cult. Fé ensaiou ainda uma outra ficção empenhados em destruir polvo gigante de Ray Harryhausen (seis tentáculos, por causa do orçamento minúsculo) em O Monstro do Mar Revolto (1955). No Culto do Cobra (1955), Faith substituiu Mari Blanchard no papel da alta sacerdotisa de um culto de adoração de  cobra, que assume a forma de uma serpente, a fim de matar seis pessoas que testemunharam uma cerimônia secreta.
Após sua separação do escritor argentino / diretor Hugo Fregonese, Faith fez três filmes na Inglaterra, mais notadamente como rainha do submundo de Londres, em Incidente Vernon Sewell Soho (1956) (também conhecido como "Spin um Web Dark"). Durante a década de 1960, ela se concentrou na televisão e apareceu em diversos shows de "Bonanza" (1959) de "Combate" (1962), de "Perry Mason" (1957) para "Bronco" (1958). Depois de fazer vários filmes na Itália, ela revisitou o gênero de horror no barato e alegre A Casa das Sete Cadáveres (1974), como a estrela emotiva de um filme de terror, que desperta o falecido após a leitura do "Livro Tibetano dos Mortos" .
Domergue  nunca se fez como uma grande estrela, ao contrário de Jane Russell. Ela, no entanto, adquiriu algo de um culto seguinte por causa de seu envolvimento no seminal This Island Earth (1955), bem como seus filmes de ficção outras ciências a partir deste período. Ironicamente, Faith confessou mais tarde que ela nunca gostou muito  do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentario