domingo, 31 de julho de 2011

Frances Gifford












Mary Frances Gifford nasceu em 07 de dezembro de 1920 e faleceu em 16 de janeiro de 1994, foi uma atriz americana dos anos 30 e 40.
Gifford nasceu e foi criada em Long Beach, California e aos 16 fez prova para a UCLA mas nunca teve intenção de atuar. Ao lado de uma amiga, ela visitou os estúdios da MGM para assistir a filmagem de uma película quando chamou a atenção de Samuel Goldwyn. Depois de fazer pequenos papéis, se mudou para a RKO onde participou de diversos filmes não creditados no final dos anos 30.
Em 1938 aos 18 anos, se casou com o ator James Dunn e em 1939 fez seu primeiro papel principal em "Mercy Plane", ao lado do marido. Uma aposentadoria planejada foi interrompida brevemente quando voltou a fazer um filme não creditado "Mr. Smith Goes to Washington" (1939). Ela fez diversos filmes menores até que em 1941, pela Republic Pictures fez o filme que a lançou a fama, "Jungle Girl", uma série de 15 capítulos, baseada na novela de Edgar Rice Burroughs. No ano seguinte, a Republic fez uma sequência "Perils of Nyoka" mas Gifford não estava mais disponível e em seu lugar entrou Kay Aldridge. Com a ascensão de Gifford e a decadência de Dunn devido ao alcoolismo, o casamento deles acabou em 1942. Ela deixou a RKO e foi para a Paramount Pictures onde atuou em diversos filmes. Em 1943 fez outro filme estilo "Tarzan" ao lado de Johnny Weissmuller. No mesmo ano saiu da Paramount e foi para a MGM.
Na MGM fez diversos filmes de sucesso em papéis principais. Em 1948 Gifford quase morreu num acidente de carro, ficou extremamente machucada na cabeça, algo que abalou sua carreira e saúde. Tentou uma volta no início dos anos 50, contudo, seu estado mental e físico piorou ao ponto dela ter sido internada num sanatório em 1958. Ela passaria mais 25 anso em diversas outras instituições do mesmo tipo.
Após um longo ostracismo foi achada na década de 80 por um jornalista trabalhando como bibliotecária em Pasadena, California. Gifford passou seus últimos anos no ostracismo e morreu de enfisema em 1994, aos 73 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentario