Gladys Marie Smith nasceu em Toronto no Canadá, no dia 08 de abril de 1892 e faleceu em Santa Mônica, no dia 29 de maio de 1979 , foi uma atriz canadense radicada nos Estados Unidos.
Co-fundadora do estúdio United Artists, ela ficou conhecida para o público como a "Queridinha dos EUA" ou a "Namoradinha da América". Uma das primeiras canadenses em Hollywood, ao longo dos anos se tornou uma famosa feminista. Foi a segunda atriz a ganhar o Oscar de Melhor Atriz Principal, em 1930, mostrando que continuaria famosa apesar da sonorização dos filmes.A atriz foi lançada no cinema americano por David Griffith, em 1909 depois de ter feito sucesso no teatro pelas mãos do diretor David Belasco. Se tornou em 1918 a atriz mais bem paga do cinema americano. Fez mais de 200 filmes, a maior parte deles ainda no cinema mudo.
Foi casada três vezes. Primeiro com o ator Owen Moore, um alcoólatra inveterado de quem se separou em 1918. No mesmo ano se casou com o ator Douglas Fairbanks e com ele formou um dos casais mais famosos do cinema. O casamento durou 18 anos e o casal junto com Charlie Chaplin e Griffith fundou a United Artists. Em 1937 realizou seu terceiro casamento, com o músico e ator Buddy Rogers com quem viveu até morrer em 29/05/1979 e com quem também teve dois filhos. Mary falceu vítima de hemorragia cerebral em Santa Monica, California.
Em 1976 ela ganhou o Prêmio Oscar Honorário em reconhecimento de suas contribuições à indústria e ao desenvolvimento artístico dos filmes.
já tinha ouvido falar dessa Atriz!! gostei de saber mais sobre a vida dela! ela era bonita e tinha um Sorriso discreto lindo!! adorei a foto da Mary com o gatinho e ela vestida de bailarina! vida longa e felicidades nesse seu projeto das Atrizes Clássicas! Marcos Punch.
ResponderExcluir