Páginas
▼
domingo, 4 de setembro de 2011
Tamara Geva
Tamara Geva (17 de março, 1907 - 9 de Dezembro de 1997) foi uma russa atriz , bailarina e coreógrafa. Ela foi a primeira esposa do bailarino / coreógrafo George Balanchine .
Ela nasceu como Tamara Gevergeyeva (algumas fontes citam seu nome de nascimento como Sheversheieva Gevergeyeva), a filha de Levko Gevergeyev, um fabricante de ricos paramentos da igreja e um patrono da avante-garde. Ela encurtou seu sobrenome para Geva quando ela veio para São Petersburg , Rússia . Seu pai era um livre-pensador e tinha sido levantada no muçulmana fé. Sua mãe era sueco. Seus pais não eram oficialmente casados até sua filha tinha 6 anos. Quando criança, ela morava em uma casa do século 18 que tinha grande um teatro em miniatura e um museu do teatro. O museu é preservada e atualmente é conhecida como o Museu Estatal de Teatro e Música.
Biografia
Geva estudou ballet com um professor particular, mas após a Revolução Russa de 1917 , ela entrou no Imperial Theatre School em Maryinsky , quando começou a aceitar mais alunos para as aulas de balé noturno. Aqui ela conheceu dançarino e empresário George Balanchine , que estava ensinando dança de salão classes. Ela casou-se Balanchine em 1921 (e não 1923 como tem sido de forma deturpada) de 14 anos, o casamento foi dissolvido em 1926. Mais tarde, ela casou com o ator americano John Emery , o ex-marido de Tallulah Bankhead .
Ela morreu, aos 90 anos, em 09 de dezembro de 1997 em sua casa em Manhattan por causas naturais.
Carreira
Embora ainda na Rússia, começou a aparecer Geva profissionalmente em concertos de balé. Em 1924, juntamente com Balanchine e Danilova Alexandra , Geva desertou da Rússia soviética em uma excursão para a Alemanha, depois de Diaghilev os havia convidado para se juntar ao Ballets Russes , onde dançou até 1926. Ela também apareceu em 1925 em uma produção alemã de Sonho de Uma Noite de Verão como Oberon . Em 1927, ela apresentou a coreografia de Balanchine para New York City , quando ela dançou dois solos breves por ele. Na época, ela estava em turnê com Nikita Balieff 's Chauve-Souris, uma revista de turismo que era composto de emigrados russos.
Na Broadway , Geva apareceu no musicais Três é uma Multidão (1930), Flying Colors (1932) e Whoopee (1934). Em 1935 ela se apresentou com o American Ballet . Esta era uma companhia inicial de Balanchine, em Nova York. Geva mergulhou no cinema e trabalho no teatro. Em 1936, ela foi emparelhado com o ator Ray Bolger no musical On Your Toes porRodgers e Hart .
Para On Your Toes, ela coreografou uma "dramática Slaughter na Décima Avenida "seqüência e uma paródia de balé. Um crítico descreveu sua performance como magnífico,acrescentando que "ela pode burlesque-lo com a autoridade de um artista em férias". Ela passou a atuar em peças que demonstrou sua grande flexibilidade como um performer. Ela foi destaque em produções das obras de Eurípedes , George Bernard Shaw , e Jean Paul Sartre . Ela estrelou com Raymond Massey na London estréia de Delight um anti-guerra jogoIdiot, de (1938), escrito por Robert E. Sherwood . Ela atuou em Euripedes "As Mulheres de Tróia, em Nova York em 1941, e no Los Angeles, Califórnia produção de Sartre No Exit, em 1947.
Em 1953 Geva interpretou o personagem de um acrobata sarcástico em um revival de New York de George Bernard Shaw combinação ruim 's. O elenco incluía Roddy McDowall eRichard Kiley . Em 1959, Geva e Haila Stoddard criado Play Come With Me uma comédia musical com uma pontuação escrita por Dana Suesse que teve uma temporada off-Broadway curto.
Ela coreografou as danças do filme Specter da Rosa (1946), escrito por Ben Hecht . Sua última performance foi na tela em Frevel (1984), creditado simplesmente como Tamara.
AMEI A FOTO MARCELA, DISPONHA DE TODAS QUE VC DESEJAR NO MEU SITE. BJS AMIGA
ResponderExcluir